Campus Erechim organiza diversas atividades para o Mês da Mulher

Durante o mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8/3), o Campus Erechim promoverá uma série de atividades envolvendo temas relacionados ao universo feminino e à defesa do empoderamento das mulheres na sociedade.

Para o dia 8 estão programadas duas atividades organizadas pela Frente Feminista da UFFS. Às 17h, nas dependências da UFFS junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, será realizado um sarau com o tema “A moralidade nas relações de violência de gênero”. Além de promover um espaço de dança, música e poesia, o sarau tem por objetivo estimular o debate a respeito de como a moral tem influência nas relações interpessoais e na violência contra a mulher. Ainda no dia 8, às 19h, será realizada uma intervenção no Saguão do Bloco A, para registrar a importância da data e promover uma ação de sensibilização e acolhimento aos estudantes do Campus.

“Questões da mulher: saúde, psicologia e educação” é o tema escolhido para a mesa-redonda que tratará da questão de como a violência incide na saúde física e psicológica da mulher e como a prevenção e a educação são formas de combate à opressão de gênero. A atividade será realizada no dia 16 de março, às 17h, no Auditório do Bloco A, e contará com a colaboração da enfermeira Júlia Cristina da Silva, da psicóloga Liége Barbieri Silveira e da socióloga Marília Fortes.

No dia 20, a delegada titular da Delegacia Especializada noe Atendimento à Mulher (DEAM), de Erechim, Diana Zanatta, palestrará sobre o tema “Violência contra a mulher em Erechim e região”, abordando questões como o aumento dos crimes de feminicídio na região, suas causas e consequências, e o que vem sendo feito e o que ainda pode ser feito no sentido de evitar ou diminuir futuras ações de violência contra a mulher.

As atividades dos dias 16 e 20 fornecerão certificação aos participantes. Não é necessário fazer inscrição prévia.