Informativo Semanal UFFS – Campus Erechim 13/2019 (20/05/2019)

 

Informativo-Semanal-Erechim
Erechim, 20 de maio de 2019 • Ano 09 • Edição nº 13

GERAL


Comissão Geral divulga regras para o segundo turno da consulta

consulta_previaA Comissão Geral da Consulta Prévia e Informal, relacionada à substituição dos ocupantes dos cargos de reitor, vice-reitor e diretor de campus, divulgou, no dia 13 de maio, as regras para a realização do segundo turno da consulta. Conforme o cronograma, o período para apresentação das propostas das chapas e dos candidatos vai até 27 de maio.

De acordo com o Edital Nº 23/CGCP/UFFS/2019, os campi Cerro Largo, Erechim, Passo Fundo e Realeza farão a Consulta Prévia para os cargos de reitor e vice-reitor. Os campi Chapecó e Laranjeiras do Sul farão a Consulta Prévia para os cargos de diretor do respectivo campus e para reitor e vice-reitor.

Para os cargos de reitor e vice-reitor disputam o segundo turno:

Anderson André Genro Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira – Chapa 2

Antônio Inácio Andrioli e Adriana Remião Luzardo – Chapa 3.

Leia mais.

 

Debates entre candidatos são transmitidos pelo Facebook

Na quinta-feira (16) iniciaram, em Cerro Largo, os debates entre os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor. São três debates, um em cada Estado, todos transmitidos ao vivo, via Facebook, pela página UFFS Ao Vivo.

Próximas datas:

Chapecó, dia 20/05, às 19h15

Laranjeiras do Sul, dia 23/05, às 19h15.

 

Professores e alunos de Arquitetura e Urbanismo publicam livro

capa_livroProfessores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo acabam de publicar o livro “Panorama do espaço público em Erechim”. Trata-se de uma coletânea de artigos, ensaios acadêmicos e fotografias que apresentam informações sobre os espaços públicos do município localizado no Alto Uruguai gaúcho. A publicação da Editora Unisul, organizada pelo professor Marcos Sardá Vieira, tem ainda a participação dos professores Andréia Saugo, Edison Kiyoshi Tsutsumi e Roberto Valmir da Silva.

A obra, disponibilizada gratuitamente, é fruto de um projeto de extensão desenvolvido em 2013 e que originou mais de 60 artigos publicados em jornais da cidade. Conforme explica Vieira na apresentação do livro, “o relato de experiências e vivências na esfera pública e a divulgação de análises acadêmicas sobre os cenários da cidade constituem, em si e articuladamente, práticas culturais pouco usuais no rol de atividades da arquitetura e urbanismo”. Leia mais.

 

Campus terá atividades da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

juraA UFFS – Campus Erechim recebe nos próximos dias atividades relacionadas à sexta edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). De acordo com o professor Ulisses Pereira de Mello, as ações são organizadas pelo coletivo “UFFS – Campus Erechim em defesa da Reforma Agrária” e têm apoio de diferentes movimentos sociais.

Segundo o docente, a JURA deste ano tem por objetivos “manifestar a defesa da educação pública de qualidade e da reforma agrária popular; lutar contra toda prática de criminalização dos movimentos sociais populares e reconhecer a legitimidade das suas lutas em defesa da qualidade da alimentação do povo brasileiro e da democratização da terra, da educação, da cultura e da comunicação”.

Desde 2014 várias universidades brasileiras realizam atividades ao longo dos meses de abril e maio em comemoração ao Dia Internacional das Lutas Camponesas, celebrado em 17 de abril em homenagem aos mortos no massacre de Eldorado dos Carajás (PA) no ano de 1996. Leia mais.

 

Fernando Penna ministra palestra no Campus

O Campus Erechim recebe, na sexta-feira (24), o professor Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O docente vai ministrar uma palestra com o tema “Dilemas atuais da educação democrática no Brasil”.

O evento, aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional, será uma aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e também do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Para participar é preciso efetuar inscrição pelo formulário disponível em http://twixar.me/pgWn. As inscrições serão recebidas até 17h do dia do evento. Haverá atestado de participação de 4 horas para quem se inscrever pelo formulário. A palestra ocorre às 19h, no Auditório do Bloco A. Leia mais.

 

Mestrado Profissional em Educação apresenta pesquisas

Mestrado_EducaoO Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação realiza nos dias 30 e 31 de maio o Seminário de Socialização de Pesquisas. Serão apresentadas as pesquisas já defendidas e os projetos em andamento da linha “Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político-sociais”. Estão previstas também uma palestra com Fernanda dos Santos Paulo (Unoesc) e uma oficina sobre a Plataforma Brasil com o Comitê de Ética em Pesquisa da UFFS.

O evento é aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional. Para participar é necessário efetuar inscrição até o dia 30 de maio pelo formulário disponível em http://twixar.me/9JWn. Haverá atestado de 15h para quem se inscrever pelo formulário. Leia mais.

 

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental promove palestra

Mestrado_em_ctaO Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental realiza, no dia 6 de junho, uma palestra com o professor Claiton Marcio da Silva, docente permanente do Programa.

Claiton é doutor em História das Ciências pela Fiocruz e fez pós-doutorado no Rachel Carson Center for Environmental Studies (Alemanha) e no Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA).

Com o tema “De agricultor a farmer: Nelson Rockefeller e a modernização da agricultura no Brasil”, a palestra vai abordar como a política internacional norte-americana modificou determinadas concepções sobre a América Latina após a Segunda Guerra Mundial, favorecendo grandes transformações na agricultura brasileira. A palestra tem como base o livro de mesmo nome, publicado por Claiton em 2015, e demonstra como o interesse de instituições privadas orientaram a maneira como os brasileiros adotaram - com muitas resistências - um programa de modernização da agricultura ainda influente nos rumos do país.

O evento ocorre às 15h no Auditório do Bloco dos Professores. É aberta ao público em geral e haverá certificação de 2 horas para os participantes.

 

UFFS e Uergs articulam continuidade de parceria em Erechim

reunio_com_uergsO Campus Erechim recebeu, no dia 7 de maio, o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Leonardo Beroldt, e o professor Gerônimo Rodrigues Prado. A reunião com a coordenadora acadêmica Juçara Spinelli serviu para discutir a necessidade de um aditivo no convênio entre as duas instituições, no sentido de estabelecer detalhamentos da cooperação e atuação em ensino e projetos de pesquisa e extensão.

O convênio atual disponibiliza a estrutura da UFFS – Campus Erechim para algumas aulas da Uergs. Inclui também intercâmbio entre o corpo docente das duas universidades, com professores da UFFS ministrando aulas na Uergs e vice-versa.

Segundo Juçara, o reitor reforçou a necessidade de a parceria avançar para projetos de pesquisa e, principalmente, de extensão e cultura. “Estamos pensando em eventos que possam ser validados como atividades curriculares complementares (ACCs), mas isso deverá ser objeto de um planejamento futuro entre as instituições”, diz a coordenadora acadêmica.

 

MURAL


 

Post-it_YellowCalendário Acadêmico

Graduação

2 a 31 de maio: Período para solicitação de colação de grau pelos prováveis formandos 2019.1, via Portal do Aluno.

Pós-Graduação

20 de maio a 21 de junho: Período para postagem de APCN pelos GTs, via Plataforma Sucupira.

24 de maio: Reunião mensal do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Confira aqui o Calendário Acadêmico 2019 (também disponível em www.uffs.edu.br > Acesso fácil > Aluno > Calendário acadêmico).

 

ACONTECEU


Professor apresenta trabalho no México

evento_cassioO professor Cássio Brancaleone participou, nos dias 7 a 9 de maio, do Colóquio Internacional “Lo común y la crisis sistémica”, realizado na Cidade do México.

O docente foi convidado pelo Centro de Investigações sobre América Latina e Caribe (CIALC), da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), para participar da abertura do evento. Cássio apresentou o trabalho “Notas para uma teoria política anarquista para o Século XXI”, que vai integrar seu novo livro, a ser lançado ainda este ano.

Cássio atua no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). É autor do livro “Teoria social, democracia e autonomia - Uma interpretação da experiência zapatista de autogoverno”.

 

Engenharia Ambiental e Sanitária promove palestra

13052019_Palestra_Engenharia_Ambiental_213052019_Palestra_Engenharia_Ambiental_9

O Campus Erechim recebeu no dia 13 de maio o engenheiro Ubiratan Oro, 2º diretor administrativo do CREA-RS, para ministrar a palestra “Atribuições profissionais do engenheiro ambiental e sanitarista”. O evento foi promovido pela coordenação de estágios do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. De acordo com o professor Marcelo Ribeiro, a palestra possibilitou, principalmente aos alunos do curso, “uma visão sobre as possibilidades de atuação e atribuições relacionadas ao mercado de trabalho, conforme resoluções do Sistema CONFEA/CREA”.

 

Professores e aluno participam de evento em SP

nota_ulisses_2Nos dias 8 e 9 de maio os professores Ulisses Pereira de Mello e Márcio Freitas Eduardo e o estudante de Agronomia Edson Roberto Rodrigues Filho, integrantes do Grupo de Pesquisa Agricultura Familiar e Transição Agroecológica (GP-AFTA), participaram de atividades na Fazenda da Toca (Itirapina-SP) e na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP).

Concebido como um intercâmbio, o evento foi organizado pela Cresol e pela Copertec, e contou com a presença de 43 pessoas, entre técnicos e agricultores agroecológicos com práticas em sistemas agroflorestais. O objetivo da viagem foi conferir tecnologias, experiências produtivas e pesquisas desenvolvidas no âmbito da agroecologia e dos sistemas agroflorestais, bem como construir possíveis intercâmbios para a difusão dessas práticas no Sul do Brasil.

No dia 8, na Fazenda da Toca, o grupo conheceu as tecnologias associadas às experiências de produção orgânica e agroflorestal em grande escala. A Fazenda da Toca possui 2.300 hectares, dos quais 1.483 são certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD) e os 35% restantes são dedicados à preservação da Mata Atlântica.

No dia 9, na Embrapa Meio Ambiente, a equipe da UFFS conferiu o desenvolvimento de pesquisas a respeito dos sistemas agroflorestais orgânicos e biodiversos e sobre as abelhas nativas sem ferrão (melíponas).

Ao final, os participantes apresentaram, em formato de oficinas, os principais resultados de suas pesquisas. O diálogo avançou na direção da troca de saberes entre os presentes e na construção de possíveis redes de cooperações para o avanço e a consolidação dos Sistemas Agroflorestais no interior dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

AGENDA


Confira a Agenda de Eventos do Campus Erechim (também disponível em www.uffs.edu.br > Erechim > Eventos).

Vai organizar um evento? Conte com a ajuda do check-list!

Divulgue seu evento na página inicial do site da UFFS!

 

EXPEDIENTE


Jornalista responsável:

Wagner Lenhardt – Jornalista da Ascom do Campus Erechim

Colaborou nesta edição:

Dolisete Levandoski – Técnico em Audiovisual da Ascom do Campus Erechim

 

Ajude a construir o Informativo Semanal da UFFS – Campus Erechim! Mande sua sugestão, crítica ou dúvida para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

O Informativo Semanal da UFFS – Campus Erechim circula semanalmente em formato digital, e é destinado aos públicos internos da Universidade. Não é autorizada a reprodução desse material, por pessoas ou organizações, na íntegra ou em partes, sem a expressa autorização da UFFS.

Informativo-Semanal-Erechim-Rodap
Para cancelar o recebimento do Informativo Semanal do Campus Erechim {unsubscribe}clique aqui.{/unsubscribe}
 
  • Mais informações

FacebookTwitter

Ouvidoria
SIC - Servio de Informao ao Cidado

  _____________________________________________________Fale conosco_______________________________________________________

 Reitoria e endereço para correspondência:

Av. Fernando Machado, 108 E • Centro    
Chapecó • Santa Catarina • Brasil
Caixa Postal 181 • CEP 89802-112

Telefone (49) 2049 3100   
CNPJ 11.234.780/0001-50    
contato@uffs.edu.br