Informativo Semanal UFFS – Campus Erechim 12/2019 (13/05/2019)

 

Informativo-Semanal-Erechim
Erechim, 13 de maio de 2019 • Ano 09 • Edição nº 12

GERAL


UFFS vai sediar seminário internacional sobre inclusão

imagem_seminrio_internacionalA UFFS – Campus Erechim sediará, de 10 a 13 de junho, um seminário internacional sobre inclusão de indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência, imigrantes e setores populares nas universidades.

O evento servirá também para a definição de novas metas para ações afirmativas de inclusão e permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os participantes, estão pesquisadores da Argentina e de Portugal.

Serão apresentados os resultados de estudos realizados por diferentes universidades do Brasil e do exterior, referentes aos avanços conquistados pelos vários países em relação às políticas de inclusão de grupos historicamente excluídos do Ensino Superior. Leia mais.

 

UFFS é escolhida para sediar evento sobre Paulo Freire

evento_paulo_freireA UFFS – Campus Erechim foi escolhida para sediar a próxima edição do Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, em maio de 2020. Será a segunda vez que a Instituição receberá o evento - a primeira vez foi em 2012.

A escolha foi feita nos últimos dias, durante o Fórum deste ano, realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na ocasião, professores e estudantes dos cursos de Licenciatura, do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas participaram do evento, apresentando trabalhos nos diferentes eixos de discussão, além das mesas temáticas e atividades culturais.

O professor Thiago Ingrassia Pereira, que será responsável pela coordenação do Fórum no ano que vem, antecipa que o evento reunirá em Erechim educadores do Rio Grande do Sul e de outros estados, envolvendo as comunidades acadêmica e regional. Leia mais.

 

Participe da autoavaliação institucional

autoavA Comissão Própria de Avaliação (CPA) iniciou o processo de autoavaliação da UFFS. Para participar, os integrantes da comunidade acadêmica têm até o dia 20 de maio para preencher o formulário eletrônico disponível no endereço https://siai.uffs.edu.br/.

A Autoavaliação institucional é um instrumento que tem como objetivo principal coletar informações sobre a infraestrutura e as condições gerais da Universidade. Conforme o presidente da CPA da UFFS, Ernesto Quast,“trata-se de um instrumento importante para a melhoria da gestão universitária, para identificação de oportunidades de melhorias e acompanhamento da efetividade das ações realizadas, com o intuito de melhorar as condições de convívio interpessoal e ganho na qualidade do ensino, pesquisa, extensão e cultura na Instituição”.

Acesse a página da CPA e confira o Relatório de Autoavaliação Institucional ano-base 2018.

 

Conselho de Campus está com inscrições abertas para representações discentes

Estão abertas as inscrições para discentes interessados em participar do Conselho de Campus, para o mandato 2019-2021. Há duas vagas para assentos remanescentes. Podem se candidatar alunos dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação stricto sensu.

As inscrições para as chapas ocorrem até 14 de maio, no Setor de Protocolo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A eleição será no dia 6 de junho, das 10h às 20h, no Auditório do Bloco B.

Mais informações no Edital Nº 9/CE CONSC ER/UFFS/2019.

 

FIQUE LIGADO


Aberto período para seleção de projetos de monitorias de ensino

 

MURAL


Calendário Acadêmico

Graduação

2 a 31 de maio: Período para solicitação de colação de grau pelos prováveis formandos 2019.1, via Portal do Aluno.

2 a 15 de maio: Período para inscrição de Mobilidade Acadêmica, na Secretaria Acadêmica.

8 a 17 de maio: Período para solicitação de Validação de CCRs, na Secretaria Acadêmica.

Confira aqui o Calendário Acadêmico 2019 (também disponível em www.uffs.edu.br > Acesso fácil > Aluno > Calendário acadêmico).

 

ACONTECEU


Acadêmicos promovem oficinas em escolas públicas

engtechForam retomadas as atividades do programa de extensão “A inserção da empresa júnior de Engenharia Ambiental no atendimento de demandas da comunidade regional”, vinculado à empresa júnior EngTech Jr – Soluções Ambientais do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Neste ano o tema das atividades de educação ambiental é geração de energia.

As ações são realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio São José, do município de Ponte Preta, e na escola Othelo Rosa, de Erechim, com os alunos das turmas de 5ª e 6º ano. Cerca de 70 estudantes são beneficiados pelo projeto, que envolve cinco acadêmicos da UFFS.

No primeiro encontro, realizado nas últimas semanas, os universitários apresentaram a importância do tema. No decorrer do ano serão demonstrados os diferentes tipos de energia.

De acordo com a acadêmica Dirce Moretto, estas atividades têm por objetivo “incentivar a adoção de novos hábitos de consumo de energia envolvendo toda a comunidade escolar, além de colaborar com a redução do impacto ambiental e contribuir com a preservação dos recursos ambientais”. Segundo Dirce, a importância de trabalhar com o tema está em “apresentar, de maneira criativa, a utilização de energia em relação ao uso dos recursos da natureza”.

 

Grupo visita laboratório em Santa Catarina

visita_epagriUma equipe do Campus esteve, no final de abril, no Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal da Epagri de Lages-SC. O grupo, formado pela professora Tarita Deboni, pela técnica de laboratório Suzana Bazoti, pela acadêmica do curso de Agronomia Egabrieli Garbin e também por Vitor Hollas (do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), foi recebido pelo pesquisador Pedro Boff e pela laboratorista Elisangela Madruga.

De acordo com a professora Tarita, o motivo da visita foi conhecer o funcionamento do laboratório e compreender melhor os procedimentos utilizados no preparo das dinamizações homeopáticas. “Estamos organizando, juntamente com o professor Altemir Mossi, o funcionamento de um laboratório de homeopatia no Campus, em parceria com o CAPA de Erechim”, conta a docente.

 

Professora e mestrandas fazem curso na Itália

reggio_emiliaA professora Adriana Loss e as mestrandas Cátia Zambonato (PPGICH) e Rosângela Dalagnol (PPGPE) participaram, de 5 a 10 de maio, de um curso em Reggio Emilia, na Itália. A capacitação do Grupo de Estudos da América Latina no Centro Internacional Loris Malaguzzi oportunizou, para as acadêmicas, a ampliação do conhecimento acerca da abordagem italiana para a Educação Infantil, referência mundial.

A participação no curso resultará em contribuições da docente para o ensino no curso de Pedagogia, para a pesquisa e para trabalhos de extensão, na perspectiva da formação continuada dos professores. Além disso, o curso serviu como coleta de dados para as pesquisas de suas orientandas Cátia e Rosângela.

O curso foi organizado com palestras, ateliês e visitas às creches e escolas de Reggio Emilia. Os temas dos encontros trataram de assuntos diversos, como o projeto educacional das escolas e das creches do município de Reggio Emilia; o currículo de 0 a 11 anos de idade; e o pensamento projetual na creche e na escola da infância.

 

AGENDA


Confira a Agenda de Eventos do Campus Erechim (também disponível em www.uffs.edu.br > Erechim > Eventos).

Vai organizar um evento? Conte com a ajuda do check-list!

Divulgue seu evento na página inicial do site da UFFS!

 

EXPEDIENTE


Jornalista responsável:

Wagner Lenhardt – Jornalista da Assessoria de Comunicação do Campus Erechim

 

Ajude a construir o Informativo Semanal da UFFS – Campus Erechim! Mande sua sugestão, crítica ou dúvida para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

O Informativo Semanal da UFFS – Campus Erechim circula semanalmente em formato digital, e é destinado aos públicos internos da Universidade. Não é autorizada a reprodução desse material, por pessoas ou organizações, na íntegra ou em partes, sem a expressa autorização da UFFS. 

Informativo-Semanal-Erechim-Rodap
Para cancelar o recebimento do Informativo Semanal do Campus Erechim {unsubscribe}clique aqui.{/unsubscribe}
 
  • Mais informações

FacebookTwitter

Ouvidoria
SIC - Servio de Informao ao Cidado

  _____________________________________________________Fale conosco_______________________________________________________

 Reitoria e endereço para correspondência:

Av. Fernando Machado, 108 E • Centro    
Chapecó • Santa Catarina • Brasil
Caixa Postal 181 • CEP 89802-112

Telefone (49) 2049 3100   
CNPJ 11.234.780/0001-50    
contato@uffs.edu.br