II COEPE

APRESENTAÇÃO

A Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi realizada pela primeira vez entre junho a setembro de 2010, alguns meses após o início das atividades letivas da universidade. Participaram da I COEPE aproximadamente quatro mil pessoas dos três estados que integram a região de abrangência da UFFS, envolvendo docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da Instituição, professores da educação básica, docentes de outras instituições de ensino superior, lideranças políticas, organizações comunitárias e empresariais, sindicatos, cooperativas populares, movimentos sociais, ONGs e lideranças das comunidades indígenas. Com o tema “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, a conferência objetivou aprofundar a interlocução entre a comunidade acadêmica e regional sobre as políticas estruturantes da universidade. A COEPE revelou-se, ao longo dos anos, de suma importância para o processo de implantação e de consolidação da UFFS. Ela orientou a construção das políticas institucionais para a graduação, a pós-graduação, a pesquisa, a extensão e a cultura. Pode-se afirmar que a I COEPE definiu, a partir de um processo de construção coletiva, as linhas estruturantes do projeto político institucional. O Documento Final, aprovado na plenária da conferência, consolidou-se como um dos principais documentos da nascente universidade.

Esse legado positivo legitimou e consolidou a COEPE junto à comunidade acadêmica e regional, tornando-a reconhecida como um importante fórum de debates e proposições, assim como um espaço de participação democrática. Tendo em vista as dinâmicas que promoveu, os resultados que engendrou e a importância que eles adquiriram ao longo do processo de implantação da Instituição, a conferência passou a ser proposta e defendida como atividade periódica e regular.

Nessa perspectiva, a realização da II COEPE fortalece os princípios norteadores que deram origem à UFFS, fortalecendo a participação social, a democracia e a cultura da avaliação e do planejamento. A reedição consolida a própria conferência, enquanto uma dimensão estruturante da vida institucional e um espaço de discussão sobre os grandes temas, agendas e ações que devem orientar o futuro da Instituição.

ABERTURA da II COEPE

A abertura da II COEPE ocorrerá no dia 29 de março de 2017, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Erechim (ACCIE), Rua Henrique Pedro Salomoni, s/n°, Bairro Frinape, Erechim-RS. Contará com a presença do renomado Prof. Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que aprofundará a temática "Os desafios do Ensino, da Pesquisa e Extensão no contexto da universidade pública, democrática e popular".

A atividade integra a programação do “III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul: Resistência e Emancipação Social e Humana” (III SIFEDOC), um evento que já conta com mais de 700 inscrições e com participação de inúmeras Instituições de Ensino Superior, Organizações e Movimentos Sociais de todo o país e alguns representantes externos.

A articulação desse conjunto de participantes do SIFEDOC certamente ratificará a importância da II COEPE, bem como da Universidade ter esta iniciativa desde sua constituição, demonstrando estar comprometida com a investigação dos caminhos a serem assumidos, como meios de resistência, exercício e transformação dos limites impostos pela lógica estrutural da sociedade vigente.

A realização da II COEPE anuncia, ainda, a necessidade de encontrarmos um sentido coletivo para as ações, em termos de fortalecimento dos processos educativos emancipadores.