SiSU-VR

O Sistema de Seleção Unificada para ocupação de Vagas Remanescentes (Sisu-VR) é um programa gerenciado pela Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação (SESu- MEC), que oferece vagas ociosas em cursos de graduação em IES (instituições de ensino superior) públicas, por meio da nota obtida pelo candidato interessado em uma das edições Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As vagas são ofertadas nas seguintes categorias de ingresso:

I – Vagas para os estudantes não graduados, nas seguintes situações:

• Transferência facultativa: estudantes com matrícula ativa no mesmo curso ou curso de área afim de outra IES, pública ou privada;

• Reingresso na própria IES: estudantes que tenham abandonado ou tenham sido desligados do curso de graduação ou curso de área afim da própria IES, em prazo máximo definido pela instituição participante; e

• Reingresso de outra IES: estudantes que tenham abandonado ou tenham sido desligados de curso de graduação ou curso de área afim de outra IES, pública ou privada, em prazo máximo definido pela instituição participante.

II - Vagas para os estudantes portadores de diploma de curso superior em área afim.

Importante destacar que as vagas dos cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica serão destinadas, prioritariamente, aos professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste caso não será exigida a participação no ENEM.

As inscrições no processo seletivo do SiSU-VR são realizadas em sistema informatizado, em datas divulgadas pelo MEC, cujo acompanhamento é de responsabilidade do candidato. É importante também ficar atento à publicação do termo de adesão, do edital da UFFS que normatiza o processo seletivo e às datas de matrícula definidas pela UFFS.

Acesse aqui a Portaria Normativa Nº 12/MEC/2016, que institui o SiSU-VR.

.