Coordenação: Profa. Maria Conceição de Oliveira
Lattes: lattes.cnpq.br/9252439041549829
Coordenação Adjunta: Andréia Machado Cardoso
E-mail da Coordenação: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Secretária do curso: Rozilene Bellaver
Telefone: (49) 2049-6578
Sala da Coordenação: 210 (bloco dos professores)
Ato Autorizativo: Portaria n° 368, DE 18 DE MAIO DE 2015, data de publicação no Diário Oficial da União: 19 de maio de 2015.
PERFIL DO CURSO:
A proposta pedagógica do Curso de Graduação em Medicina tem como pressupostos básicos o direito universal à saúde, a atenção integral, equitativa e de qualidade, contribuindo no fortalecimento da participação e autonomia dos sujeitos na produção da sua própria saúde individual e coletiva.
Busca promover a formação médica onde a humanização seja aliada ao desenvolvimento científico e tecnológico e o objeto da prática seja a necessidade das pessoas e das comunidades, onde os médicos sejam capazes de atuar em todos os níveis de atenção integral à saúde, em equipes multiprofissionais, de modo ético, como agentes de transformação social, comprometidos com o desenvolvimento da pesquisa e da ciência médica, com a evolução das condições sanitárias da população, com a proteção ao meio ambiente, a preservação da saúde, a prevenção de doenças e com o combate e tratamento das patologias prevalentes no contexto geopolítico da UFFS.
PERFIL DO EGRESSO:
O curso de graduação em medicina da UFFS contempla o perfil preconizado pelas DCNs art. 3º: “[…] formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença” .
Um profissional:
1- Solidário: com sensibilidade social para atuar em diferentes contextos socioculturais e perceber a realidade para além do bem-estar próprio e lutar pelo bem-estar das pessoas que estejam fora do seu círculo de convivência imediato.
2- Capaz de atuar em equipes multiprofissionais, de desenvolver atividades individuais e coletivas de planejamento, gestão e política de saúde, de autoavaliação, de aprendizagem continuada.
3- Imbuído de espírito científico que o conduza à observação, à análise e produção de soluções para os problemas de saúde, de modo geral, e à cura das doenças, de modo particular.
4- Profissional médico com ênfase de atuação na saúde pública e coletiva, com vistas ao seu compromisso de fixação e permanência de ação no sistema público, especialmente na Atenção Básica e em locais onde há carências desses profissionais.
NDE DO CURSO:
http://www.uffs.edu.br/images/Gabinete_do_Reitor/Arquivos/portarias/2015/portaria0510gruffs2015.pdf