NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL - NITS/UFFS

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL  –  NITS/UFFS

O NITS é responsável pela mediação de registros de marcas, patentes e transferências tecnológicas dos Pesquisadores da UFFS,  bem como da comunidade externa caso seja solicitado.  É o órgão institucional ligado a PROPEPG, com sede em Chapecó e com representatividade nos seis campi da nossa Universidade.

Cabe ao NITS apoiar os pesquisadores em suas descobertas,  ajudar na articulação de parcerias com as iniciativas públicas nas três esferas (Municipal, Federal e Estadual), bem como viabilizar as transferências tecnológicas demandas pela sociedade e requisitadas a Universidade Federal da Fronteira Sul.  É pertinente que esse apoio seja inclusive de fórum advocatício, mas por enquanto não há um profissional da área de Direito atuando no NITS. Esse órgão é o responsável por fazer cumprir as Políticas de Inovação da Universidade, aprovada pelas suas instâncias superiores.

A primeira ação efetiva do NITS/UFFS aconteceu nos dias 11 e 12/08/2015, intitulada  Busca de Patentes e Transferência Tecnológica utilizando a Plataforma ORBIT/QUESTEL.

A empresa responsável pelo treinamento foi AXONAL – São Paulo/SP, que é a única representante QUESTEL no Brasil.

Instrutor:  Henry Susuki (sócio-proprietário da Axonal)

Carga Horária: 16h

ORBIT é uma ferramenta que congrega as principais bases de patentes depositadas no mundo e de qualquer área imaginável. A ORBIT, ferramenta da empresa francesa QUESTEL, é de fundamental importância para os pesquisadores por permitir a busca de patentes das invenções realizadas no mundo inteiro.

Não se pode patentear aquilo que já foi descoberto por outros pesquisadores. Além de ser uma ferramenta imprescindível para quem deseja adquirir o direito intelectual/proprietário de uma descoberta, essa ferramenta possibilita a localização dos maiores pesquisadores e instituições detentoras de patentes e, dessa forma, aproxima os pesquisadores dos seus pares.

Além dos representantes dos campi Chapecó, Passo Fundo, Laranjeiras e Realeza, o curso foi franqueado aos engenheiros ambientais egressos da UFFS/Campus Chapecó. Esses engenheiros (cinco no total) estão participando de um processo seletivo do NITS/UFFS/CNPq, que visa fomentar uma grande pesquisa na área de Energias Renováveis, mais precisamente em biodigestores, que contará com uma bolsa na modalidade DTI/B com 20 meses de duração. Essa iniciativa será em parceria com a comunidade externa e valorizará o papel social do NITS.

A UFFS assinou a ferramenta ORBIT por 24 meses e quem desejar utilizar essa ferramenta deverá requisitar o acompanhamento do representante do NIT no seu campus. O direito de acesso é exclusivo dos representantes, mas a ferramenta está franqueada às comunidades internas da UFFS que podem demandar as necessidades a este Servidor.

O treinamento completo (inclusive a vinda e hospedagem do instrutor), a assinatura da Ferramenta ORBIT por 24 meses e a bolsa na modalidade DTI/B são ações patrocinadas exclusivamente pela chamada 93/2013 – Apoio à criação de NITs do  CNPq/SETEC/MCTI.

A UFFS, por intermédio da PROPEPG, garantiu as diárias e as participações dos representantes por campi e isso foi fundamental para este primeiro passo.

Os representantes  são:

Coordenador  institucional do Núcleo de Inovação Tecnológica e Social – Professor Carlos Roberto França

PROPEPG – Ilson Santos (secretário executivo do NITS)

Campus Chapecó  – Professora Chris Neto de Brum

Campus Erechim – Professora Marcela Alvares Maciel

Campus Passo Fundo – Professora Lucimar Maria Fossati de Carvalho

Campus Cerro Largo –  Professor Bruno Munchen Wenzel

Campus Laranjeiras – Professor Ernesto Quast

Campus  Realeza – Professor Valfredo Schlemper

É importante destacar que toda demanda dos campi deve ser dirigida aos respectivos representantes, e estes, por sua vez, reportarão à equipe executora do NITS sediada na PROPEPG.