SEPE_LINK

Programação - Passo Fundo

Programação - Realeza

APRESENTAÇÃO

V SEPE – Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão e V JIC – Jornada de Iniciação Científica da UFFS - 2015

A integração entre ensino, pesquisa e extensão é um dos princípios orientadores de atuação da UFFS desde o seu nascimento. O V SEPE – Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão e a V JIC – Jornada de Iniciação Científica da UFFS são eventos marcados pelo princípio da indissociabilidade entre as atividades fim da Universidade. O envolvimento de estudantes de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão tem crescido a cada ano, acompanhando o crescimento e consolidação da extensão. No ano de 2014, foram 447 trabalhos publicados no formato eletrônico nos Anais do SEPE. Possivelmente, no ano de 2015, ultrapassaremos os 500 trabalhos submetidos ao evento.

A publicação eletrônica dos resumos oferece grande visibilidade aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão da UFFS: no intervalo de menos de um ano, os trabalhos de 2014 já tiveram, em seu conjunto, mais de 10.000 acessos aos documentos em formato pdf. Esta visibilidade só reforça nossa responsabilidade (estudantes, orientadores, organizadores, avaliadores e editores) de manter um padrão de qualidade elevado, o que se traduz através de um cuidado na qualidade textual, na formatação e adequação às normas, na consistência do conteúdo dos trabalhos.

A grande visibilidade da publicação dos resumos vai de encontro aos objetivos do SEPE, quais sejam:

1. Socializar e avaliar os resultados dos diferentes projetos de iniciação científica, acadêmica, docência e de extensão desenvolvidos pelos estudantes bolsistas da UFFS;

2. Promover a integração acadêmica entre docentes, técnicos e estudantes dos diferentes campi da Universidade;

3. Fortalecer a cultura da investigação científica e da publicação de seus resultados;

4. Fortalecer a presença da UFFS na sua região de abrangência enquanto universidade pública comprometida com a produção, difusão e apropriação social do conhecimento produzido.

Além da publicação dos resumos, a apresentação e o debate dos trabalhos ocorrerão na semana do DIVERSA, entre os dias 19 a 23 de outubro de 2015.

Convidamos a todos os estudantes, seus orientadores e colaboradores a submeterem seus trabalhos, com atenção especial para aqueles que devem obrigatoriamente submeter resumos tendo em vista os editais de pesquisa e extensão. As inscrições se darão entre os dias 15 de maio e 15 de junho de 2015. As normas já encontram-se disponíveis na página institucional.