1) Apresentação
O Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas tem como campo de estudos as diversas modalidades de conhecimento que envolvem os saberes, a produção de identidades e de formas de subjetivação e os processos e práticas sociais, nos contextos sociais em que emergem, se desdobram, produzem e transformam. Nesse quadro polissêmico, são enfatizadas as propostas investigativas que privilegiem múltiplos olhares sobre as sociedades, procurando perceber como os sujeitos constroem suas experiências, dotando-as de sentido. A produção do conhecimento, nesse caso, envolve – necessariamente – abordagens interdisciplinares com a participação de profissionais de diferentes campos formativos, o que redunda numa formação acadêmica, em nível de mestrado, complexa e multifacetada, com objetivo de suprir a demanda regional de produção de pesquisa qualificada no âmbito da Universidade, nas Humanidades.
Dessa perspectiva da formação para a pesquisa na região da Fronteira Sul, o perfil do egresso do PPGICH está pautado na formação interdisciplinar, inferindo-a como capaz de oferecer aos egressos as ferramentas para a produção autônoma de pesquisas interdisciplinares, capazes de integrar conceitos e métodos, superando a chave disciplinar de construção do conhecimento. Isso redunda em dois tipos de qualificação: para a pesquisa em áreas do conhecimento que estão presentes no PPGICH, como Educação, Filosofia, Antropologia, Ciências Sociais, História, Linguística, Urbanismo e Literatura; para a pesquisa que, a partir da necessidade de tomar os objetos e metodologias sob o viés interdisciplinar, capacite os pesquisadores a transcender os limites da ordem disciplinar e possibilite a criação de teorias e métodos inovadores, com excelência e legitimidade acadêmica.
Além da pesquisa, o egresso estará capacitado para assumir, com níveis de excelência, a docência em geral. No caso da educação, em nível médio, isso equivale a permitir uma atividade qualificada de ensino, sobretudo em disciplinas relacionadas às Ciências Humanas, que ainda se ressentem de formações disciplinares e metodologias de ensino. No caso do ensino superior, o egresso será apto para desenvolver com qualidade e pertinência investigações no campo das humanidades, tanto em áreas específicas quanto sob a égide da interdisciplinaridade – em nível, por exemplo, de doutoramento, preocupação das políticas nacionais de educação através de programas de fomento como o Pró-Doutoral. Assim, o egresso poderá seguir carreira acadêmica em doutorados interdisciplinares e disciplinares, além de atuar nos diversos níveis da administração pública, no gerenciamento de políticas sociais, de ciência e tecnologia e de educação, em organizações e afins.
1.1) Objetivos do curso
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) tem como objetivo geral qualificar, em nível de mestrado, profissionais voltados para as discussões relacionadas às Ciências Humanas, pautadas no imperativo interdisciplinar e pertinentes à área de concentração Saberes e Identidades, tendo em vista a necessidade de perscrutar e intervir tanto sobre o contexto imediato de atuação do Programa quanto sobre o contexto amplo que permite sua aparição. Seu intuito é, pois, de formar pesquisadores e capacitar docentes, gestores e profissionais ligados ao campo das Humanidades, considerando a complexidade dos objetos e métodos das diversas disciplinas e áreas que compõem tal campo de pesquisa e atuação, atentando-se para as
demandas regionais e universais de problematização da relação entre os saberes e a produção de identidades, nas diversas modalidades teórico-metodológicas.
O PPGICH pauta-se pelos seguintes objetivos específicos:
a) possibilitar formação teórico-metodológica interdisciplinar no campo das Ciências Humanas, que permita a produção autônoma de pesquisas, capazes de problematizar as realidades socioculturais, políticas e históricas em que os sujeitos estão envolvidos, levando-se em consideração a ausência de produção científica qualificada em Ciências Humanas na região de atuação da UFFS, que está geograficamente distante do eixo de produção acadêmica do Sul do Brasil;
b) construir, em nível de Pós-Graduação, sobre a tríade Ciências Humanas, produção dos saberes e produção das identidades, de modo a açambarcar processos e práticas sociais existentes no contexto imediato de atuação da UFFS e nos contextos amplos da contemporaneidade, dando ênfase à pesquisa acadêmica em sua relação direta com a exterioridade (geográfica, política, sociológica etc.);
c) desenvolver processos constantes de investigação interdisciplinar em Humanidades, a partir da necessidade crescente de entendimento da complexidade dos objetos, dos métodos e das teorias na contemporaneidade. Para isso, engendrar colaborações entre as diferentes áreas de formação e atuação dos docentes do Programa (Antropologia, História, Arquitetura, Literatura, Filosofia, Linguística, Educação e Sociologia) em projetos de pesquisa que envolvam discentes e outros agentes sociais da região;
d) formar profissionais qualificados tanto para a atuação nos diversos níveis de ensino – Básico e Superior (Graduação e Pós-Graduação) –, quanto para a promoção de articulação com as mais variadas entidades – públicas ou privadas –, que tenham como pressuposto uma atuação positiva e inovadora na geração e aplicação de soluções para as demandas sociais, culturais e políticas hodiernas;
e) investigar e produzir soluções relativas às práticas de ensino das Ciências Humanas, tendo em vista a possibilidade de adensar seu caráter interdisciplinar e de suscitar mudanças positivas, sobretudo nas áreas de Filosofia, História, Sociologia, Antropologia e Pedagogia, que fazem parte do rol de Graduação da UFFS, segundo um cotejar entre a produção científica e as práticas de escolarização disciplinar;
f) produzir meios de divulgação, socialização, disseminação e democratização do conhecimento acadêmico produzidos no PPGICH, seja na forma de periódicos, seja na forma de produção frequente de eventos, grupos de pesquisa e de ensino;
g) engendrar processos de cooperação nacional e internacional de pesquisa, forjando alianças e o intercâmbio entre as reflexões desenvolvidas no PPGICH e aquelas que têm sido exitosas em outros espaços acadêmicos e não-acadêmicos de debate;
h) adensar a discussão acerca da “Interdisciplinaridade”, ampliando as problematizações entre os diversos campos de conhecimento que fazem parte do PPGICH e, ademais, estabelecendo critérios e exigências claras para a manutenção do caráter interdisciplinar da proposta;
i) organizar e gerir modos e estratégias de inserção do PPGICH nas problematizações regionais, cujo modelo inicial seria o de “Núcleos de Formação”, a partir da inferência do papel fomentador e formador das pesquisas desenvolvidas pelo Programa;
j) constituir um polo de referência para a formação interdisciplinar na região da Fronteira Sul.
Regimento
1.2) Linhas de Pesquisa
Linha 1: Saberes, Processos e Práticas Sociais
A linha de pesquisa busca investigar e compreender saberes e práticas sociais, culturais, políticas e econômicas dos atores e agentes sociais em sua relação com processos que organizam, configuram e modificam as sociedades. As investigações produzidas se fundamentam a partir de distintas abordagens teóricas e metodológicas que tematicamente se debrucem sobre problemas tais como: os modos de subjetivação e de construção da memória coletiva; as relações de poder e os diferentes níveis de agências sociais; os arranjos de sociabilidade e a constituição de novos referentes de ação coletiva; os fenômenos socioeconômicos nas esferas produtiva, pública e privada; e as dinâmicas culturais, políticas e identitárias em sua relação recursiva com os agentes sociais.
Linha 2: Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
A linha de pesquisa propõe-se a estabelecer análises das múltiplas políticas contemporâneas de escolarização, dimensionando-as no âmbito das culturas e das cidadanias hodiernas. Evidencia um interesse especial em realizar composições analíticas dos modos pelos quais os sujeitos escolares contemporâneos são produzidos nas diferentes redes de poder e de saber e, do ponto de vista teórico, privilegia uma multiplicidade de perspectivas, atribuindo ênfase a estudos de natureza interdisciplinar acerca dos modos contemporâneos de condução das políticas de escolarização. Em decorrência disso, examinam-se tais políticas desde a perspectiva dos agentes envolvidos em sua implementação e busca-se problematizar suas condições de emergência e seus efeitos. Adquirem centralidade os estudos que tomam as práticas sociais como pontos de partida e que, da mesma forma, posicionam o Estado como uma rede de múltiplas racionalidades políticas que regulam a ação dos sujeitos e das populações.
Linha 3: Sujeito e Linguagem
A linha de pesquisa intenta problematizar, dentro da dinâmica interdisciplinar, a produção dos discursos da verdade, da objetividade e da subjetividade – sob a égide das identidades ou das formas de subjetivação – e sua relação com a linguagem, entendida tanto sob o viés analítico quanto segundo parâmetros políticos, sociais e culturais. As reflexões percorrem os limites entre uma linguagem tomada como mediação e veridicção do mundo e uma linguagem entendida como ação e constituição do mundo. A partir desse caráter de debate epistemológico, as pesquisas voltam-se para discussões caras às Humanidades (cultura, modernidades, biopolítica), para os critérios de definição da cientificidade das Ciências Humanas e, por fim, para a relação de tais critérios com outras modalidades de saber e de discurso. Da perspectiva da relação entre conhecimentos, saberes e discurso, objetiva-se, ainda, estabelecer debates com outras linguagens e sua relação constitutiva com o campo das ciências humanas.
1.3) Componentes curriculares
Componentes curriculares (.pdf)
1.4) Corpo docente permanente
Atilio Butturi Junior – Currículo Lattes
Cassio Cunha Soares – Currículo Lattes
Daniel Francisco de Bem – Currículo Lattes
Danilo Enrico Martuscelli - Currículo Lattes
Fábio Francisco Feltrin de Souza – Currículo Lattes
Fernando Vojniak - Currículo Lattes
Gerson Wasen Fraga – Currículo Lattes
Halferd Carlos Ribeiro Júnior - Currículo Lattes
Ivone Maria Mendes Silva - Currículo Lattes
Jerzy André Brzozowski – Currículo Lattes
Joice Beatriz da Costa - Currículo Lattes
Luis Fernando Santos Corrêa da Silva – Currículo Lattes
Mairon Escorsi Valério – Currículo Lattes
Rodrigo Manoel Dias da Silva – Currículo Lattes
Thiago Ingrassia Pereira - Currículo Lattes
Thiago Soares Leite – Currículo Lattes
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2.1) PORTARIAS PROPEPG/PPGICH
2017
Portaria nº 027/PROPEPG/UFFS/2017: Designa os professores para constituírem a Banca Examinadora de Qualificação de Dissertação do mestrando no Programa do Mestrado em Ciêcnias Humanas - Rogério Garcia Mesquita - REVOGADA
2016
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3) Processos seletivos para ingresso no PPGICH
3.1) Em andamento:
PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO EM DISCIPLINA ISOLADA 2017/1
Edital Nº 165/UFFS/2017 - Homologa o Resultado do Edital Nº 103 UFFS 2017 - Admissão de Alunos em Disciplina Isolada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas PPGICH (24/02/2017, às 15:50)
3.2) Encerrados:
PROCESSO SELETIVO 2016/2
Edital Nº 461/UFFS/2016 - Resultado das Inscrições do Edital Nº 381 e 383 UFFS 2016 - PPGICH
Resultado Provisório da Primeira Etapa
Resultado dos Recursos dos Projetos
Ensalamento para Realização da Prova Escrita
Divulgação do Resultado Final da Primeira Etapa
Resultado Provisório da Segunda Etapa
Ensalamento e Horário da Arguição sobre o Pré-Projeto e sobre o Curriculum Vitae
Resultado dos recursos das inscrições do edital
Resultado Final da Segunda Etapa
Resultado Provisório da Terceira Etapa
PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS EM DISCIPLINA ISOLADA 2016/2
PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS EM DISCIPLINA ISOLADA 2016/1
PROCESSO SELETIVO 2015/2
Edital Nº 373/UFFS/2015 - Altera o Edital nº 307/UFFS/2015 - Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH/UFFS
Edital Nº 377/UFFS/2015 - Complementa o Edital Nº 307 UFFS 2015 - PPGICH-UFFS
Edital Nº 381/UFFS/2015 - Altera o Anexo III do Edital Nº 307 UFFS 2015 - PPGICH UFFS
Edital Nº 473/UFFS/2015 - Homologação das Inscrições do Edital Nº 307 UFFS 2015
Edital Nº 475/UFFS/2015 - Retifica o Edital Nº 307 UFFS 2015
Edital Nº 494/UFFS/2015 - Homologação Final das Inscrições do Edital Nº 307 UFFS 2015
Ensalamento Prova de Conhecimentos
Resultado da Primeira Etapa de Seleção
Resultado da Segunda Etapa de Seleção
PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS EM DISCIPLINA ISOLADA 2015/2
4)Calendários letivos
Cronograma e Disciplinas - 2015/2
Cronograma e Disciplinas - 2016/1
Cronograma e Disciplinas - 2016/2
Cronograma e Disciplinas - 2017/1
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5) Processos seletivos a bolsas
5.1 Editais abertos
5.2 Editais encerrados
Edital Nº 811/UFFS/2015 - Concessão de Bolsas de Estudo do Programa de Demanda Social CAPES
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6) Chamada para credenciamento de docentes PPGICH
6.1 Editais abertos
6.2 Editais encerrados
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7) Equipe de trabalho
COORDENAÇÃO
Coordenador: Prof. Jerzy Andre Brzozowski
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Coordenador Adjunto: Prof. Atilio Butturi Junior
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Secretaria do Programa: Tania Marisa Schapla, Viviane Marmentini Ascari e Jorge Valdair Psidonik
Sala 232 do Bloco dos Professores
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Telefone: (54) 3321-7099