Apresentação

Estudante ausente no exame pode pedir dispensa
 
Os estudantes concluintes que deixaram de comparecer ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 20 de novembro, podem pedir dispensa da avaliação. As regras para apresentar o pedido constam da Portaria nº 624/2016 e Anexo e podem ser visualizadas no link download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2016/portaria_interna_dispensa_2016.pdf

A PROGRAD expediu Memorando Circular com orientações aos Coordenadores dos cursos (Agronomia campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul; Enfermagem campus Chapecó; Medicina campi Chapecó e Passo Fundo; Medicina Veterinária e Nutrição campus Realeza). O pedido deve ser apresentado pelo estudante, com a justificativa da ausência. Em caso de deferimento, o coordenador do curso registrará a situação em sistema on-line específico, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre o dia 22 próximo e 31 de janeiro de 2016.

Quem tiver o pedido indeferido pela instituição, apesar da ausência por motivo de saúde, mobilidade acadêmica ou outro impedimento relevante de caráter pessoal, pode pedir a dispensa diretamente ao Inep, de 8 a 22 de fevereiro de 2017. Nesse caso, terá de apresentar requerimento de dispensa, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame de 2015, comprovada por assinatura do responsável na instituição, e original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação. Os dois primeiros documentos estarão disponíveis no portal do Inep.

É importante lembrar que, de acordo com a portaria, aqueles que não preencheram o questionário do estudante estão em situação irregular junto ao Enade 2015, mesmo que tenham realizado a prova. O questionário estará disponível para preenchimento até 22 de fevereiro de 2017, na página do exame na internet.

 

Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso

Conforme Manual do ENADE no período de 21 de novembro a 9 de dezembro de 2016, por meio da página enade.inep.gov.br, os coordenadores dos cursos de graduação avaliados, com apoio do seu respectivo Núcleo Docente Estruturante (NDE), devem responder ao Questionário do Coordenador de Curso. Esse questionário tem por objetivo coletar informações que permitam caracterizar o perfil tanto dos gestores quanto dos projetos formativos das áreas participantes do Enade em 2016.

Considerada a contribuição destes dados para o conhecimento e aprimoramento dos cursos de graduação, bem como para o desenvolvimento de políticas de educação superior no âmbito do Sinaes, é importante que os coordenadores de curso observem o prazo de apresentação de respostas. O Questionário do Coordenador de Curso, é estabelecido pelo § 2º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº 40, de 2007, republicada em 2010, e tem como objetivo reunir informações que contribuam para a caracterização do perfil do curso de graduação.Os cursos que participam apenas com estudantes irregulares junto ao Enade não terão acesso ao Questionário do Coordenador de Curso.

 

PROVA ENADE/2016 - Domingo dia 20

Os estudantes concluintes, inscritos no ENADE/2016, dos cursos de Agronomia (Campus Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul), Enfermagem, Medicina Veterinária e Nutrição, devem preencher o Questionário do Estudante e comparecer ao local da prova no próximo domingo, dia 20 de novembro, munidos do cartão do estudante, que pode ser impresso em seguida ao preenchimento do questionário.Também deverão estar munidos de documentação de identificação pessoal.

É importante observar o Manual do Estudante no link download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/manuais/estudante/manual_do_estudante_28092016.pdf e ler atentamente na página 20 o item 13. INSTRUÇÕES PARA O ESTUDANTE NO DIA DA PROVA. O estudante que não preencher o questionário já estará em situação irregular perante o exame. Os estudantes que por algum motivo não comparecerem à prova terão oportunidade de justificar. Para tanto, o INEP expede portaria e a PROGRAD/UFFS orientará os procedimentos em tempo oportuno.

 

Manual do estudante do Enade para 2016 já está disponível

Está disponível em portal.inep.gov.br/enade/manual-do-enade ou download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/manuais/estudante/manual_do_estudante_2016.pdf o Manual do Estudante – Enade 2016, que apresenta o cronograma e as orientações para o acompanhamento das etapas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O documento divulga os procedimentos relativos ao exame – a ser realizado 20 de novembro próximo, às 13h (horário de Brasília).

O manual contém informações fundamentais para que os participantes possam acompanhar todas as etapas da avaliação e compreender a importância do Enade para o cenário da educação superior brasileira. O exame, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), afere o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos. A lista de presença será liberada uma hora após o início da aplicação das provas. Aqueles que não a assinarem serão considerados ausentes e estarão, portanto, em situação irregular. O mesmo ocorrerá com aqueles que não comparecerem no dia da prova.

Antes das provas, os participantes devem preencher o questionário do estudante, no período de 20 de outubro a 20 de novembro próximo, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Quem não preencher o questionário também será considerado em situação irregular.

 

 

ENADE 2016

Estudantes de 18 cursos de graduação vão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016 (Ano I do calendário trienal - áreas da saúde, ciências agrárias e áreas afins). A relação dos cursos consta na Portaria Normativa nº 5, publicada pelo Ministério da Educação. A avaliação está prevista para o dia 20 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).

Na UFFS os seguintes cursos terão estudantes ingressantes e/ou concluintes inscritos: Agronomia (Chapecó, Cerro Largo, Erechim e Laranjeiras do Sul), Enfermagem (Chapecó), Nutrição (Realeza), Medicina Veterinária (Realeza) e Medicina (Chapecó e Passo Fundo). As instituições deverão inscrever os estudantes habilitados para o Enade 2016 no período de 6 de julho a 7 de agosto.

Os ingressantes devem ser inscritos, mas são dispensados da prova e sua situação de regularidade é atestada por meio de relatório específico emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2016 ou que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.As IES são responsáveis ainda por inscrever os estudantes irregulares de anos anteriores, de 15 a 29 de junho. Eles também estão dispensados da prova e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório do Inep.

Estudantes habilitados a participar:
I - estudantes ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2016, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do
currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016;
II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária
mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016.

 

O que é e qual sua importância?

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.
Por ser parte integrante de um processo avaliativo, mesmo que das etapas relativas à avaliação externa provenham bons conceitos, o desempenho dos alunos no ENADE impacta na composição final do Conceito do Curso. Para além disso, participar do ENADE enquanto estudante provê condições para que se referencie o prestígio acadêmico do seu curso, o qual pode inclusive até ser decisivo quando da concorrência a uma vaga no mercado de trabalho. Reitere-se também que a participação no ENADE é condição obrigatória para que o acadêmico possa concluir e receber o diploma devidamente registrado para seu curso de graduação.

 
  • Mais informações

FacebookTwitter

Ouvidoria
SIC - Servio de Informao ao Cidado

  _____________________________________________________Fale conosco_______________________________________________________

 Reitoria e endereço para correspondência:

Av. Fernando Machado, 108 E • Centro    
Chapecó • Santa Catarina • Brasil
Caixa Postal 181 • CEP 89802-112

Telefone (49) 2049 3100   
CNPJ 11.234.780/0001-50    
contato@uffs.edu.br