Coordenação: Prof. Leandro Carlos Ody (Lattes)
Coordenação Adjunta: Prof. Iloir Gaio (Lattes)
Secretárias do Curso: Fabiula Cátia Capeletto de Freitas e Veronica da Silva Salvador
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (54) 3321 7048
Sala da Coordenação: 221 - Bloco dos Professores
Ato Autorizativo: Resolução nº 11/2012.
Apresentação:
O profissional formado no curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza, poderá atuar em escolas do campo ou do espaço urbano, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas da área de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, FÃsica e QuÃmica), bem como na Educação de Jovens e Adultos e/ou em outros espaços educativos formais e não-formais.
Perfil do Egresso:
O egresso do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, com foco em Ciências da Natureza, deverá ter uma sólida formação acadêmica generalista, humanÃstica e especÃfica. Esta perspectiva inclui a necessidade da formação de professores conscientes das exigências éticas e da relevância pública e social dos conhecimentos, das habilidades e dos valores adquiridos na vida universitária. Também, o docente egresso deste curso deverá inserir-se em seus respectivos contextos profissionais de forma: autônoma, solidária, crÃtica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.
Pretende-se, também, que os futuros professores tenham além de uma formação sólida, que aprendam como se trabalha e se pesquisa em Ciências, Biologia, FÃsica e QuÃmica, quais procedimentos, experiências e cálculos, enfatizando conteúdos atuais que podem ser utilizados como instrumentos para a compreensão do mundo contemporâneo. Aliado a tais conhecimentos, tem-se a perspectiva de fornecer as ferramentas necessárias para que o professor tenha condições de elaborar metodologias de ensino contextualizadas e entrelaçadas ao cotidiano do educando, desenvolvendo recursos didáticos experimentais na área de Ciências da Natureza, como uma maneira de difusão dos conhecimentos teórico-práticos desta área do saber.
O profissional formado neste curso poderá atuar em escolas, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza para a qual estará sendo preparado, bem como na Educação de Jovens e Adultos e/ou em outros espaços educativos formais e não-formais. Para tanto, o curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza - Licenciatura, para atender as demandas das comunidades camponesas e da educação dos seus cidadãos, necessita firmar-se nos pilares: da docência como uma maneira de articular teoria e prática; da responsabilidade ética e social consigo e com o outro; da educação continuada como forma de permanente atualização.
Ainda, o licenciado neste curso deverá atuar atento aos processos educativos necessários à s comunidades do campo, preparando sujeitos capazes de organizarem-se coletivamente com as famÃlias e/ou com grupos sociais de origem, implantando iniciativas e/ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável, incluindo a participação ativa da escola. Nesse sentido, enfatiza-se que o egresso deste curso precisa ser capaz de utilizar os conhecimentos das Ciências da Natureza construÃdos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para compreender e transformar o contexto sociopolÃtico do seu meio, entendendo as relações que se estabelecem entre ciência, tecnologia e sociedade.
Objetivo do curso:
Desenvolver o processo de formação inicial do educador do campo com ênfase em Ciências da Natureza, de modo que esteja capacitado para engajar-se aos desafios que se enlaçam à educação e à vida do e no campo, dialogando e mobilizando os sujeitos para que se assumam consciente e politicamente como sujeitos históricos e de direitos.
Público alvo:
Por ordem de prioridade: 1º) docentes que atuam em escolas do campo sem habilitação; 2º) docentes que atuam em escolas do campo com graduação em outra área do conhecimento; 3º) educadores que atuam em processos formativos desenvolvidos em espaços educativos não-formais (sindicatos, movimentos sociais e outros); 4º) demais interessados na temática do campo e nas Ciências da Natureza.
Funcionamento:
- Regime de alternância: aulas quinzenais à s quintas-feiras (tarde e noite); à s sextas-feiras (manhã e tarde); aos sábados (manhã e tarde); perÃodos intensivos: julho (2ª quinzena) e janeiro/fevereiro (4 semanas) – aulas manhã e tarde.
- Os estudantes que residirem numa distância superior a 30 km da cidade de Erechim (sede do curso) terão direito ao auxÃlio-alimentação e hospedagem.
Duração do curso: Oito semestres (4 anos)
Carga horária: 3.390 horas (226 créditos)
PPC Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza