Secretaria Geral da Pós-Graduação

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  Calendário 2017 *

  * PROFMAT: início das aulas 10/03/2017

       

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Ficha Catalográfica

Termo de Cessão de Direitos Autorais

 

 

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1) Apresentação:

A Secretaria Geral de Pós-Graduação (SGPG) é um órgão de planejamento da Universidade Federal da Fronteira Sul, diretamente subordinada à Diretoria de Pós-Graduação. Cabe à Secretaria organizar e assessorar toda a Pós-Graduação da instituição. Atualmente possui duas divisões: Divisão Lato Sensu e Divisão Stricto Sensu, contando com três servidores no desempenho das atividades a ela pertinentes. Há também nos campi, apoio técnico administrativo de servidores para auxiliar nos trabalhos relacionados à Pós-Graduação.

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2) Atribuições da SGPG:

- Cumprir e fazer cumprir a política e os demais regramentos da Pós-Graduação;

- Assessorar, orientar e oferecer treinamento aos campi nas atividades de Pós-Graduação;

- Revisar editais de seleção e homologação de resultado dos cursos/programas de Pós-Graduação;

- Confeccionar minutas de portarias de designação dos envolvidos com Pós-Graduação;

- Emitir certificados de Pós-Graduação, diplomas de Programas de Pós-Graduação e declarações de estágio de Pós Doutorado;

- Emitir certificados de atividades promovidas pelos cursos e Programas de Pós-Graduação;

- Operacionalizar e promover melhorias no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação (SGP);

- Elaborar o calendário anual da Pós-Graduação;

- Atualizar os indicadores da Pós-Graduação e disponibilizar à UFFS quando solicitados;

- Auxiliar na organização de processos seletivos dos cursos e Programas de Pós-Graduação;

- Organizar a expedição, recebimento e guarda da documentação pertinente à Secretaria Geral de Pós-Graduação;

- Apoiar a Diretoria de Pós-Graduação e PROPEPG nas atividades desenvolvidas.

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3) Submissão de Projetos para Cursos Lato Sensu

A proposição de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu poderá ser feita por um ou mais colegiados de Graduação ou Pós-Graduação e/ou por um ou mais grupos de pesquisa.

Os proponentes de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de aperfeiçoamento deverão apresentar os projetos em formulário específico, a serem aprovados no âmbito das unidades proponentes e protocolizados obedecendo ao que dispõe o Regulamento Geral da Pós-Graduação em seu Art. 37.

A autorização para criação de um curso de Pós-Graduação é feita pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, podendo somente ser divulgados e executados após a aprovação.

Formulário para submissão de proposta de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

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4) Relatório Final de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

O relatório final dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu deverá ser encaminhado para a apreciação da Diretoria de Pós-Graduação, até 60 (sessenta) dias após o encerramento do prazo previsto para a execução do curso.

O relatório final deverá ser protocolizado no campus de origem dos cursos e encaminhado à Diretoria de Pós-Graduação, em formulário específico (anexo), a qual, após a análise, remetê-lo-á à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação para homologação final.

Formulário para submissão do Relatório Final de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Atualizado em 11/11/2014)

Formulário de Requerimento de Certificação de Curso de Pós-Graduação 

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5) Solicitação de Atividade Domiciliar

O tratamento especial em regime domiciliar será concedido pela coordenação do curso, tendo por base laudo médico. No Art. 27 do Regulamento Geral de Pós-Graduação, está especificado quem será merecedor de tratamento especial em regime domiciliar. A concessão de tratamento especial em regime domiciliar ficará condicionada à garantia da continuidade do processo pedagógico de aprendizagem.

A solicitação para fazer jus a tratamento especial em regime domiciliar deverá ser protocolizada na secretaria no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data da realização das aulas para as quais o pós-graduando solicitar tratamento especial. O pedido deverá ser feito pelo formulário em anexo.

Formulário para solicitação de atividade domiciliar

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6) Aproveitamento de Componente Curricular

Será facultado ao pós-graduando o aproveitamento de estudos realizados em outro curso de pós-graduação até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do total dos créditos em componentes curriculares, obedecendo à legislação em vigor e ao presente Regulamento.

Em caso de estudantes reingressantes no curso, após desistência de curso idêntico frequentado na UFFS, o limite de aproveitamento será de 100% (cem por cento) do total da carga horária, desde que sejam atendidos os critérios de aproveitamento de estudos estabelecidos no Art. 17 do Regulamento Geral de Pós-Graduação.

A solicitação de aproveitamento do componente curricular deverá ser feito conforme formulário (anexo) e protocolizada no serviço de expedição, que a encaminhará ao professor responsável pela disciplina objeto da solicitação de aproveitamento e ao coordenador do curso, para emissão dos pareceres.

Para fins de requerimento de aproveitamento de componentes curriculares, a solicitação deverá ser feita no ato da matrícula e apreciada antes do início da realização da disciplina em questão.

Requerimento de AC  (conforme IN 011/PROPEPG )

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7) Trâmites para Diplomação e Certificação

A PROPEPG, através da Secretaria Geral de Pós-Graduação, disponibiliza Instrução Normativa nº 009 referente aos trâmites do processo de diplomação de alunos concluintes de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS.

Conforme o art. 108 do Regulamento Geral de Pós-Graduação, fará jus ao título de meste ou de doutor o pós-graduando que satisfazer, nos prazos previstos, as exigências do Regulamento bem como as do Regimento do Programa de Pós-Graduação a que estiver vinculado.

Segue abaixo a Instrução Normativa e o Formulário de Solicitação de Diplomação e Certificação:

a) Instrução Normativa nº 009, de 24 de abril de 2014 - Revogada pela Resolução nº 1/2016-CONSUNI/CPPGEC

b) Formulário de Solicitação de Diplomação (.doc) (Alterado em 30/09/2016)

c) Formulário de Solicitação de Diplomação (.pdf) (Alterado em 30/09/2016)

d) Formulário de Solicitação de Certificação de Residência (.doc) (Alterado em 30/09/2016)

e) Formulário de Solicitação de Certificação de Residência (.pdf) (Alterado em 30/09/2016)

 
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