Moradia Estudantil

moradia_estudantil_verso_vertical_fundo_escuro

A Secretaria Especial de Assuntos Estudantis (SEAE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem como principal função realizar a política de assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul. A assistência estudantil é regida pela Portaria Normativa nº 39, de 12 de dezembro de 2007, que institui o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Dessa forma, a SEAE tem essa preocupação a partir de políticas que visem contribuir com o estudante nas suas necessidades básicas, nas quais se inclui a moradia. No ano de 2011 essa política se concretizou com a criação do “Auxílio Moradia” voltado para estudantes, procedentes de outro município ou distrito/interior antes do ingresso na universidade, que possuem despesas com aluguel no município em que estudam. Esse auxílio é regulamentado pelo edital no ano 2013.

O projeto da moradia estudantil encontra-se finalizado. Esse projeto é de competência da Secretaria Especial de Obras (SEO) e, somente no campus de Chapecó, está previsto um investimento de R$ 4.394.400,00. O prédio da Moradia Estudantil foi projetado para ter dois andares, sendo que um módulo completo atenderá 96 alunos. Cada módulo terá 2 cozinhas coletivas (1 por andar), 1 lavanderia coletiva, 1 sala de meios, 1 sala de estudos. A previsão é atender os campi Chapecó (2 módulos), Erechim (1 módulo), Laranjeiras do Sul (1 módulo) e Realeza (1 módulo). O campus Cerro Largo, a princípio, já possui um local que será destinado a moradia estudantil após a inauguração do campus definitivo.

Em 2011 a SEAE acompanhou o projeto da Moradia Estudantil com um membro na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento das obras, instituído a partir da Portaria Nº 024/PROAD/INFRA/UFFS/2011, a fim de contribuir nas discussões sobre o layout dos apartamentos, espaços de convivência, espaços de estudo, salas multiuso, sala de informática, lavanderia, cozinha coletiva e local administrativo.

Em 2013 foi constituída a comissão para elaboração da política de moradia estudantil da UFFS, Portaria nº 127/GR/UFFS/2013. De acordo com o secretário especial de Assuntos Estudantis da época, professor Maurício Fernando Bozatski, “a Comissão para Elaboração da Política de Moradia Estudantil visa abrir o debate da moradia estudantil com a comunidade acadêmica por entender que o assunto é de extrema importância e garantirá ao aluno a moradia permanente, diferente do auxílio, que é transitório. O debate é aberto por entendermos e termos clareza que a assistência estudantil não é só dever de uma secretaria, mas sim de toda a instituição, por isso inclusive temos na comissão que pensará a moradia estudantil, representantes de diversos setores da UFFS”.

O representante discente Rafael Fernando Lewer, membro dessa Comissão, apresentou questionário aplicado a aproximadamente 830 estudantes da UFFS. De acordo com o levantamento, 67% dos alunos moram em imóveis alugados e 44% tem renda familiar igual ou inferior a R$ 1.396,00. Outro dado apresentado é que 42% dos alunos que responderam moram em repúblicas com amigos e 32% moram com familiares. Cerca de 81% dos alunos disseram que encontram dificuldades para se manter nas cidades em que estudam.

Documentos:

Portaria nº 663/GR/UFFS/2014 Constitui Comissão para Elaboração Política de Moradia Estudantil da UFFS Retificada

Portaria nº 024/PROAD/INFRA/UFFS/2011 Fiscal de Contrato

Portaria nº 127/GR/UFFS/2013 Constitui Comissão para Elaboração de Política para Moradia Estudantil na UFFS

Projeção dos Módulos de Moradia Estudantil da UFFS

convite_moradia_estudantil_2