Coordenação: Prof. Judite Scherer Wenzel
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1046786613009478
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Coordenação Adjunta: Profa. Mariana Boneberger Behm
E-mail da Coordenação: quimica.cl@uffs.edu.br
Secretária do Curso: Jerusa Valquiria Welter Kiwel
Telefone: (55) 3359-3976 - (55) 3359 3981
Sala da Coordenação: 104F, Bloco A
Ato Autorizativo: Portaria n° 403 de 22 de julho de 2014.
Perfil do Curso
O Curso de QuÃmica Licenciatura da UFFS Campus Cerro Largo – RS orienta-se pela perspectiva da PolÃtica Nacional de Formação de Professores, atentando para uma formação docente qualificada em QuÃmica para o Ensino Médio e em Ciências para o Ensino Fundamental. Objetiva a formação de professores que se assumam como educadores e pesquisadores da sua prática e que estejam atentos para a significação dos conteúdos abordados em sala de aula, bem como, para a realidade da sociedade na qual estão inseridos. Para isso, no decorrer do currÃculo, há espaços para o estudo sobre Epistemologia da Ciência, relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, importância e limitações do Ensino de QuÃmica/Ciências e suas metodologias, constituição docente e também, discussões sobre ética e ambiente na sociedade contemporânea.
Perfil do Egresso
O licenciado pelo Curso de QuÃmica Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul está apto para atuar como professor de QuÃmica no Ensino Médio e de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesta perspectiva, o egresso desse Curso deve:
- Apresentar uma formação generalista, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos do Ensino de QuÃmica/Ciências;
- Possuir domÃnio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de QuÃmica/Ciências;
- Apresentar capacidade crÃtica e reflexiva para analisar a sua prática docente, adotando uma postura investigativa que compreenda que a sua formação é permanente, numa constante relação entre teoria e prática;
- Apresentar habilidades que o capacitem à (re)elaboração, e à avaliação de recursos didáticos, como livros, apostilas, "kits", modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
- Conhecer as teorias educacionais que fundamentam o processo ensino-aprendizagem e os princÃpios de planejamento educacional, os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas no âmbito do ensino de QuÃmica/Ciências;
- Reconhecer QuÃmica/Ciências como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e polÃtico, posicionando-se criticamente em relação ao papel social da QuÃmica/Ciências.