Bolsa Permanência

COMUNICADO:

Por meio do Ofício-Circular nº 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC, foi suspenso a partir do dia 11 de maio de 2016 novas inscrições para estudantes no Programa de Bolsa Permanência - PBP para receber benefícios pagos pelo MEC, via FNDE, exceto para os estudantes indígenas e quilombolas.

O Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas.

A ação é realizada por meio da concessão de auxílio financeiro, atualmente fixado em R$ 400,00 (quatrocentos reais) o equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica. Já para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

Para se inscrever a Bolsa Permanência o estudante deve cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

1. possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio;

2. estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;

3. não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

4. ter assinado Termo de Compromisso;

5. ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela UFFS no âmbito do sistema de informação do programa.

Além disso, o Programa prioriza os indígenas e quilombolas, que, independente da carga horária dos cursos nos quais estão matriculados, poderão receber o recurso.

Para mais informações consulte o Manual do Programa Bolsa Permanência http://permanencia.mec.gov.br/docs/manual.pdf ou procure o Setor de Assuntos Estudantis – SAE do seu Campus ou ainda a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE.