Coordenação: Prof. Saulo Gomes Thimóteo
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4104421P9
Cordenação Adjunta: Profa. Aline Cassol Daga
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269137Z4
E-mail da Coordenação: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Secretário do Curso: Bruno da Rocha Nunes
Telefone: (46) 3543 8342
Sala da Coordenação: 121
Ato Autorizativo: Portaria nº 698, de 1º de outubro de 2015.
Perfil do curso:
O objetivo central do Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura da UFFS é a formação de docentes para atuar, na Educação Básica, na mediação entre o aluno e o objeto do conhecimento – que são a Língua Portuguesa, a Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas. Busca-se a formação de um docente capaz de “planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas, com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno” (BRASIL, 1997, p.29). Pretende-se que essa capacidade esteja sustentada em uma compreensão da diversidade e do plurilinguismo no Brasil, tanto no contato entre as línguas como entre suas variedades, e das culturas da área de abrangência da UFFS.
A essa postura, o Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura acresce a compreensão de que a formação de professor não é o resultado de uma acumulação de conhecimentos teóricos, mas abarca o trabalho de reflexão sobre a prática, buscando a (re)construção contínua dos saberes e conhecimentos.
Perfil do egresso:
O Curso de graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura pretende formar profissionais que sejam capazes de lidar com as linguagens e com a diversidade cultural – construindo e propagando uma visão crítica da sociedade. A formação deste egresso deve pressupor as seguintes competências e habilidades:
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uso da língua portuguesa e da língua espanhola, nas modalidades oral e escrita, em termos de leitura e produção de textos de diferentes gêneros;
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reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno educacional, psicológico, social, ético, estético, histórico, cultural, político, ideológico;
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desenvolvimento de visão crítica sobre perspectivas teóricas e metodológicas adotadas nas investigações linguísticas, literárias e do ensino que fundamentam sua formação profissional;
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exercício profissional com utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs);
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construção de relações entre conhecimentos linguísticos e literários e contextos interculturais, principalmente nas situações que envolvem o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, da língua espanhola em suas diversas manifestações textuais;
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domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio, bem como o domínio dos conteúdos pedagógicos – teóricos e práticos – que permitam a construção dos conhecimentos relativos aos diferentes níveis de ensino.
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Ato Deliberativo 01 - Quebra de requisitos nos CCRs